sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Todos tem um pouco de: Exigência

     Encontrei um pouco de mim ao assistir à uma palestra do Pe. Fábio de Melo, realmente era algo que eu já sabia, mas não conseguia expressar. Na referida palestra houve um trecho na qual ele cita aproximadamente as seguintes palavras: "Quando você abre o coração para Deus, no quesito relacionamento, irresistivelmente a exigência vem à tona" 
     Compreendo que quando abrimos o nosso coração (muito, muito difícil conseguir fazer isso, precisa de uma sensibilidade, certeza, decisão...), é como dizer um 'sim, eu aceito!'. À medida que aceitamos nós buscamos a plenitude de ser na presença de Deus, e através desta busca acabamos ficando mais exigentes conosco, e isso flui no universo exterior.
     Já percebi o quanto sou abusivamente exigente, nunca parei para medir minhas inspirações divinas ou minhas palavras sábias, nem pretendo perder esse tempo, me animo em deixar as sementes espalhadas, pois vou na certeza de que serão boas. Às vezes até me perturbo da minha tamanha dificuldade de relacionamento, para mim era só timidez, mas sei que as exigências andam juntas. Quando criança e adolescente não julgava as pessoas, tenho por mim até hoje não julgar (perda de tempo), mas sempre observei muito os comportamentos, as atitudes, as ousadias... e com isso fui anexando ao que eu chamava de personalidade e de cada situação tirava o certo e o errado, nem imagino de onde tirei o que é certo ou errado, só sei que aprendi, e hoje é o que forma essa minha personalidade repleta de requisitos. Das coisas que não pude observar aprendi errando, tive que realmente errar bastante para aprender um pouco, amo meus erros, muitos deles são tão inocentes, divertidos e involuntários.
     Tenho por mim que o fato de viver 'observando' me fez ser assim exigente, o fato de eu aceitar a lição que a vida ensina mesmo que de forma árdua, me faz mais difícil ainda, com aparência fácil de ser, o fato de eu estar buscando a 'luz' torna-me condutora de uma personalidade mais forte. Não reclamo. Apenas aprendo que precisamos ser exigentes se queremos que alguém nos ame aproximadamente como nós nos amamos.Terminar solitária? (Isso não existe) Mas também nem me preocupo, a vida é muito mais ampla para pequenas preocupações. Mesmo assim exigente, sei que meu amor na graça de Deus transbordará na certeza de que sou amada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário